APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

Publicidade

Osmar Stábile é eleito presidente do Corinthians para continuar mandato de Augusto Melo

Osmar Stábile é eleito presidente do Corinthians para continuar mandato de Augusto Melo

Escolhido em votação de conselheiros no Parque São Jorge, mandatário derrota Roque Citadini e André Castro, deixa o posto de interino e fica no poder até o final de 2026

 

Os conselheiros do Corinthians elegeram nesta segunda-feira, 25, Osmar Stábile para cumprir mandato-tampão como presidente, cargo que ocupava interinamente desde maio, quando Augusto Melo foi afastado preventivamente da presidência. O impeachment foi confirmado no dia 9 de agosto, em assembleia de sócios que confirmou a nova eleição, na qual o agora novo presidente teve 199 votos contra 50 de Roque Citadini, figurão da política do clube, e 14 André Castro, que prometeu aporte de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) ao clube. Apenas membros do Conselho Deliberativo e vitalícios puderam participar da votação. Agora oficialmente no poder, Stábile tem de continuar resolvendo os muitos problemas que já eram de sua responsabilidade. Primeiro vice eleito na chapa de Augusto Melo em 2023, o empresário do ramo da indústria metalúrgica se desvinculou rapidamente do nome do ex-aliado, réu por lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado por irregularidades no contrato com a antiga patrocinadora Vai de Bet. Melo se diz inocente e vítima de um “processo ilegítimo.”

 

Stábile tem missões imediatas para justificar a confiança depositada nele. A primeira delas é derrubar o transfer ban, punição da Fifa que impede o time de registrar novos jogadores, imposta pelo não pagamento de dívida de R$ 33 milhões ao Santos Laguna. O valor é referente à compra do zagueiro Félix Torres. Torcedores organizados marcaram presença nos arredores do Parque São Jorge e reforçaram que não apoiavam nenhum dos candidatos. Em faixas estendidas no local, a principal mensagem era o pedido pela reforma no estatuto do clube. Também foram exibidas imitações de nota de R$ 100, cujo verso mostrava o rosto de dirigentes e a mensagem: “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”. Augusto Melo, Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves, Roberto de Andrade e Mário Gobbi era algumas das figuras que estampavam o objeto.

 

Sem força política desde o impeachment, Melo viu seu grupo de apoio ruir e se dividir entre Citadini e Stábile. Já o grupo Renovação e Transparência (R&T), liderado por Andrés, continuou com força mesmo depois de o ex-presidente admitir ter usado o cartão corporativo do clube para gastos pessoais em sua última gestão – ele diz ter se confundido. Citadini, que foi oposição de Andrés por muitos anos, conseguiu cooptar apoio de peças importantes do grupo e deu tração à candidatura. Aposentado compulsoriamente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), há cerca de duas semanas, transferiu o foco para a eleição. Na última sexta-feira, disse ao Estadão que não pensava em concorrer, mas mudou de ideia porque via o Corinthians em uma situação “quase sem saída.”

 

André Castro, por sua vez, era o azarão da disputa. Ganhou visibilidade ao prometer um aporte de US$ 1 bilhão ao clube por meio de um banco, como disse até a coletiva de imprensa para revelar o nome do parceiro. Tratava-se de um banco de fomento mercantil, não de uma instituição financeira, mas a empresa divulgou uma nota para afirmar que teria condições de cumprir o acordo. Do lado vencedor, apoios importantes foram conquistados para levar Stábile à presidência. É o caso dos influentes Paulo Garcia, Antônio Rachid, Miguel Marques e Fran Papaiordanou. Ao longo dos dias que antecederam a eleição, o então interino preferiu a discrição e trabalhar apenas nos bastidores, enquanto seus adversários foram à imprensa. No entendimento dele e de seu círculo mais próximo, a comunicação sobre o que planejava para o mandato-tampão estava implícita na forma como vinha administrando o clube. Junto do presidente do clube, nesta segunda-feira, foi eleito o novo vice-presidente do Conselho Deliberativo, após Roberson de Medeiros renunciar por motivos pessoais. Leonardo Pantaleão venceu com 119 votos contra 75 de Peterson Ruan e 64 de Rodrigo Bittar.

 

(Foto Fábio Vieira)

 

 

Fonte: AN Notícias com Terra

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

CITOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rafael Cita de Arapongas no CITOMETRO!

    310 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%
RODOLFOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rodolfo Mota de Apucarana no RODOLFOMETRO!

    125 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%

O Prefeito de Apucarana Rodolfo Mota não cumpriu nenhuma das 125 promessas de Campanha até o momento. Como você analisa essa situação?

29.26%
29.02%
23.13%
18.59%

Relacionados

/ Há 3 dias
Messi se torna jogador com mais pênaltis perdidos em Copas e assume a maior artilharia das Copas com 18 gols
Argentino tem penalidade máxima no início do jogo contra a Áustria pelo Grupo J, mas bate muito mal e adia quebra da marca de Klose
/ Há 4 dias
Holanda goleia Suécia e assume liderança do grupo F
Em tarde de Brobbey e Gakpo, equipe de Ronald Koeman garante primeira vitória na Copa do Mundo e toma a dianteira no Grupo F
/ Há 5 dias
Matheus Cunha surfa boa fase com primeiros gols em Copa pela Seleção
Camisa 9 celebra seus primeiros gols na Copa e destaca raízes no Nordeste do Brasil e amizade com campeão olímpico e mundial de surfe
/ Há 6 dias
México vence a Coreia do Sul, segue 100% na Copa e garante vaga no mata-mata
Coanfitriões vencem a equipe sul-coreana por 1 a 0, com gol de Romo; goleiro Rangel faz defesa decisiva no fim
/ Há 7 dias
Canadá atropela Catar e vence pela primeira vez em uma Copa do Mundo
Partida fica marcada por fratura na perna do volante canadense Koné
/ Há 1 semana
Mac Allister exalta Messi na vitória da Argentina: "O mais importante de todos"
Meio-campista reforça o peso de Messi na Albiceleste após hat-trick e registros históricos na estreia da Argentina na Copa
Dos Direitos Reservados Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana. Opinião dos Colunistas O Portal AN Notícias não se responsabiliza pelas postagens de seus Colunistas e não comunga com as mesmas ideias e opiniões em suas respectivas Colunas. As opiniões dos Colunistas não representam a visão do AN; seus comentários ou opiniões são de inteira responsabilidade dos mesmos. Sendo os autores responsabilizados juridicamente eximindo o Portal AN Notícias de qualquer sanção jurídica.