A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), promoveu a retirada de uma árvore de grande porte que caiu nas imediações do Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin, na Rua Garças, Centro, no início da tarde desta sexta-feira, 26. Felizmente, houve registro apenas de danos materiais em alguns veículos que estavam estacionados nas proximidades.
Robert Patrick Medeiros, fiscal ambiental do município, diz que se tratava de uma Guapuruvu, da família das Fabáceas. “Nós não temos incidência no município de queda dessa árvore, devido ao sistema dela, radicular, porque é agressivo e grande, justamente para sustentar esse peso. O local em que ela está plantada, uma área gramada, onde o sistema radicular consegue se desenvolver”, explica. “Então, a gente acredita que, devido às últimas chuvas, o excesso de água causou uma infiltração, em que ela não conseguiu absorver todo esse volume de água. E, devido aos ventos, pode ter levado a esse tombamento dela. Com certeza a raiz trabalhou, porque eu vejo que, na madeira, havia zero problema”, comentou o especialista. “As outras duas árvores (próximas à que caiu) vão passar por uma avaliação”, pontuou.
TOMÓGRAFO
A secretária da Seaspma, Sandra Mendonça, informou que solicitou ao Prefeito Rafael Cita e o município vai adquirir um tomógrafo e um sensor de raízes para fazer uma avaliação mais detalhada nas árvores da cidade. “A aquisição deste equipamento vai permitir uma avaliação mais detalhada e assertiva das espécies arbóreas no município”, frisa. “Atualmente as vistorias fitossanitárias in loco são realizadas considerando unicamente as características externas, como lesões superficiais, inclinação e patologias evidentes.
(Foto PM Arapongas)
Fonte: AN Notícias com Secom PM Arapongas