Uma carreta carregada com ácido propiônico, substância inflamável e corrosiva, tombou no início da tarde desta quarta-feira (1º) na PR-444, próximo ao Rio Pirapó, na divisa entre Arapongas e Apucarana. O acidente obrigou a interdição total da rodovia entre Arapongas e Mandaguari, sem previsão de liberação.
Segundo informações colhidas no local, a carga transportada é altamente perigosa. O ácido propiônico é um líquido incolor, de odor forte, utilizado principalmente na indústria alimentícia e de rações como conservante, por inibir o crescimento de fungos e bactérias.
O motorista do veículo foi retirado por populares logo após o tombamento. Ele recebeu os primeiros atendimentos do Corpo de Bombeiros e, em seguida, foi encaminhado a um hospital em Mandaguari.
Equipes dos bombeiros de Apucarana e Mandaguari, além da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Defesa Civil de Arapongas, atuam na ocorrência para conter os riscos e avaliar a remoção da carga.
O acidente aconteceu a cerca de 1 km do Rio Pirapó, aumentando a preocupação das autoridades com possíveis impactos ambientais devido à proximidade com o curso d’água.
(Foto 2 CIA PRE Londrina)
Fonte: AN Notícias com 2 CIA PRE Londrina