A Câmara Municipal de Apucarana realizou, nesta segunda-feira (6), mais uma sessão ordinária, desta vez conduzida pela vice-presidente, vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), que assume a presidência das sessões durante o mês de outubro, a convite do presidente Danylo Acioli (MDB). A medida faz parte da programação institucional em apoio ao Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. O encontro também marcou a estreia da nova composição da Casa Legislativa, com a participação dos vereadores Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania), empossados recentemente. O projeto de lei de autoria do Poder Executivo que propõe a quebra do monopólio da Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) voltou a ser retirado de pauta. Projeto este que privatizará os serviços essenciais da Aserfa em favor de empresas particulares, o que vai gerar mais custos para as famílias enlutadas de Apucarana, de autoria do prefeito Rodolfo Mota (União Brasil)
Antes da retirada, os vereadores aprovaram uma emenda ao Projeto de Lei nº 115, de autoria do vereador José Airton Deco de Araújo (Agir), ex-superintendente da Aserfa. A emenda inclui a “preparação de corpos” como função prioritária da autarquia, preservando a atuação da Aserfa diante de uma eventual abertura do setor.
Projetos de cunho social ganham destaque
Dois projetos do presidente Danylo Acioli foram aprovados em primeira discussão. O Projeto de Resolução nº 34 institui o Prêmio Atleta Destaque, que reconhecerá atletas, paratletas, técnicos e entidades que representam Apucarana em competições esportivas. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 99, que prevê atendimento prioritário a doadores regulares de sangue no município. A proposta visa incentivar a doação constante e reforçar os estoques do Hemonúcleo local.
Requerimento propõe melhorias no Espaço das Feiras
Durante a sessão, também foi apresentado o Requerimento nº 125/2025, de autoria do vereador Dr. Odarlone Orente, que solicita ao Executivo Municipal informações detalhadas e análises sobre possíveis benfeitorias no Espaço das Feiras. Confira a pauta na íntegra AQUI.
(Foto CM Apucarana)