O Hospital Torao Tokuda, também conhecido popularmente por “hospital da Acea”, está completando doze meses de funcionamento, sob a direção do Instituto Santa Clara. Neste período, já foram realizadas 12.622 consultas e reconsultas, 2.300 cirurgias e um total de 51.528 exames laboratoriais, tomografias, ressonâncias e outros procedimentos. O investimento do Instituto Santa Clara já alcança um um patamar de R$ 22 milhões, na reforma total e readequação do prédio, além de compra de mobiliário e equipamentos hospitalares. Desde o início da construção do prédio, em área da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) – denominado Hospital do Coração -, foram 17 anos de espera pelo funcionamento efetivo do novo hospital, agora focado em cirurgias eletivas (não emergenciais) em diversas especialidades médicas.
Na primeira semana de julho deste ano, o hospital deu início às cirurgias pelo Programa Opera Paraná,
mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A oferta de consultas pré-operatórias e uma variedade de exames começou em setembro de 2024, com um sistema de atendimento ambulatorial. A estratégia era preparar e agendar as cirurgias, bem como organizar as filas em cada uma das especialidades médicas. Com um centro cirúrgico e cinco salas de cirurgias, o Torao Tokuda vem ampliando sua capacidade de atendimento. Hoje, o hospital mantém 62 leitos de internamento, 18 médicos de diversas especialidades e 84 funcionários. A cada mês são oferecidas 7.256 refeições a pacientes, acompanhantes e funcionários. “Nos próximos meses, vamos instalar um tomógrafo e um raio x, além de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos”, anuncia o diretor-presidente do Instituto Santa Clara, Felipe Próspero Belo.
Conforme avalia ele, pacientes que esperavam há dois, três ou mais anos nas filas por cirurgias, agora passam a ser atendidos, gradativamente, com uma média de 750 cirurgias/mês para pacientes de Apucarana, Arapongas e Vale do Ivaí, além de outras regiões mais próximas, de acordo com a demanda. O secretário de estado da saúde, Beto Preto, destaca que o Hospital Torao Tokuda, contratado diretamente pelo Governo do Estado, via Sesa, com total respaldo do governador Carlos Massa Ratinho Junior, está atendendo – 100% SUS -, pacientes da macrorregião de Apucarana, reduzindo as filas das cirurgias eletivas em diversas especialidades e sem custo para os municípios. “Agradeço a diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), que representa a colônia japonesa de Apucarana, pelo acordo firmado para viabilizar o funcionamento do novo hospital. Cito ainda a importante mediação do acordo com a atuação do advogado Luis Carlos Leitão e do médico Hélio Kissina”, comenta Beto Preto. Conforme acrescenta o secretário, o hospital da Acea garante um importante reforço para atender a demanda de cirurgias não emergenciais de toda a macrorregião.
O novo diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Paulo Vital, avalia que “toda estrutura hospitalar e equipe mobilizada pelo Instituto Santa Clara vem funcionando com eficiência e qualidade. E, com os municípios organizando as filas por especialidades e encaminhando os pacientes, essa parceria com o Estado está se consolidando e atendendo a clientela do SUS.” As especialidades médicas ofertadas pelo Hospital Torao Tokuda são ortopedia, oftalmologia, vascular, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia urológica e otorrino.
(Foto Sesa-PR)
Fonte: AN Notícias com Sesa-PR