APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

21 de março -
Na História

Publicidade

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano

 

 

O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não tiveram a prova de vida realizada. A prova de vida é o procedimento para comprovar que o beneficiário continua vivo para poder receber o recurso.

 

A portaria suspende os bloqueios por seis meses, a contar a partir de 1º de janeiro de 2025, podendo ainda essa suspensão ser prorrogada por igual período. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pelos pagamentos, informou que uma onda de notícias falsas afirma, erroneamente, que a exigência da prova de vida obrigatória por parte do beneficiário seria retomada.

 

“O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

 

O INSS lembrou que, desde 2023, a responsabilidade de comprovar que os beneficiários seguem vivos é do órgão, e não mais dos aposentados e pensionistas, como era antigamente. Ou seja, não há necessidade de ir a uma agência do INSS para realizar o procedimento.

 

“O cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro”, informou o Instituto.

 

Golpe

O beneficiário deve ainda ficar atento para não cair em golpes. O INSS informou que não manda servidores à casa das pessoas, nem envia mensagem por celular para realizar prova de vida. Golpistas tem abordado beneficiários por meios digitais ou mesmo presenciais para roubar dados que podem ser usados, por exemplo, para contrair empréstimos.

 

Fonte: AN Notícias com Agência Brasil

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

CITOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rafael Cita de Arapongas no CITOMETRO!

    310 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%
RODOLFOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rodolfo Mota de Apucarana no RODOLFOMETRO!

    125 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%

Quase 90 dias de gestão e UBSs fechadas à noite em Apucarana. Qual sua opinião?

89.47%
10.53%

Relacionados

/ Há 2 semanas
Deputados do PT pedem à PGR que Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica
Os parlamentares Lindbergh Farias (RJ) e Rogério Corrêa (MG) formalizaram o pedido
/ Há 3 semanas
Lula fala sobre reforma ministerial após o Carnaval e exclui PL de coalizão governamental
Presidente enfatizou a necessidade de uma postura mais assertiva na política e manteve o mistério sobre quem substituirá Padilha nas Relações Internacionais
/ Há 1 mês
De novo: oposição quer o impeachment de Lula e preparam manifesto no RJ
Bolsonaro confirma presença em manifestação pela anistia e contra Lula em 16/3
/ Há 1 mês
Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas para carreira policial
Prazo para publicação do edital de inscrições é de até seis meses
/ Há 1 mês
Hugo Motta faz “exoneraço” e pega 465 servidores da Câmara de surpresa
Presidente da Câmara, Hugo Motta exonerou 465 servidores de cargos de natureza especial; deputados minimizam mudança
/ Há 1 mês
Lula critica Trump sobre Gaza: “Quem tem de cuidar são os palestinos”
Além das críticas a Trump, Lula lamentou as condições impostas aos deportados brasileiros em voo que partiu dos Estados Unidos
Dos Direitos Reservados Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana. Opinião dos Colunistas O Portal AN Notícias não se responsabiliza pelas postagens de seus Colunistas e não comunga com as mesmas ideias e opiniões em suas respectivas Colunas. As opiniões dos Colunistas não representam a visão do AN; seus comentários ou opiniões são de inteira responsabilidade dos mesmos. Sendo os autores responsabilizados juridicamente eximindo o Portal AN Notícias de qualquer sanção jurídica.