A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira, 01, o Informe Epidemiológico da Dengue de 22 a 28 de junho. Conforme os dados repassados por meio do Controle de Endemias, Arapongas contabiliza 5.824 notificações, sendo 1.359 casos positivos de dengue (1.247 adquiridos no município e 112 casos importados), além de 24 em investigação, 4.264 negativos e um óbito.
O Informe ainda tem o registro de seis casos confirmados, 11 notificações e quatro negativos de Chikungunya.
Embora os índices continuem em queda como nas últimas semanas, “é necessário reforçar a importância de manter os cuidados com a água parada, que precisam ser contínuos”, frisa o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.
AÇÃO CONJUNTA
Na última semana, Controle de Endemias (Saúde) e as secretarias municipais de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur) promoveram uma ação conjunta de recolhimento de materiais descartados irregularmente em fundos de vale e terrenos baldios. “As ações ocorreram no San Raphael, Araucária e Santa Rita. Nós retiramos mais de 25 caminhões de lixo e mais de 80 pneus”, comenta Pardini.
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira,01, o informe epidemiológico semanal da dengue. São mais 1.382 casos da doença e 13 óbitos no Paraná. Os dados acumulados do ano epidemiológico 2025 totalizam 244.537 notificações, 82.849 diagnósticos confirmados e 97 óbitos. A publicação inclui, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 4.912 casos de Chikungunya, num total de 9.947 notificações da doença no Estado, além de três óbitos confirmados pelo agravo. Quanto ao vírus Zika, foram registradas 122 notificações até a publicação deste boletim, sem nenhum caso confirmado.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
(Fonte: AEN/Agência Senado)