A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu, nesta quarta-feira (25), diversos itens de alto valor em Jandaia do Sul, no Noroeste do estado. Durante as diligências, foram apreendidos um revólver, joias e um veículo avaliado em aproximadamente R$ 200 mil. As ações fazem parte de uma investigação que apura crimes como estelionato, extorsão, falsidade documental e exploração de prestígio. Segundo o delegado da PCPR Saulo de Tarso, duas mulheres são apontadas como responsáveis por arquitetar esquemas fraudulentos relacionados à oferta de falsos serviços contábeis. “A investigação revelou a intermediação com uma suposta mãe de santo conhecida, que residia no estado da Bahia. Essa falsa líder espiritual oferecia serviços e supostas cirurgias espirituais mediante o pagamento de valores elevados”, completou.
Uma das investigadas chegou a se passar pela falsa líder espiritual para enganar as vítimas. As suspeitas também são investigadas por falsificação de documentos, incluindo protestos indevidos, e por intermediar a atuação de uma falsa advogada que cobrava valores sob a promessa de influência junto a magistrados e membros do Ministério Público em processos inexistentes. O prejuízo estimado causado às vítimas somente no último ano ultrapassa R$ 2 milhões, incluindo a transferência indevida de um imóvel localizado em Maringá. As medidas têm como objetivo garantir o ressarcimento dos danos causados às vítimas, além de assegurar o avanço das investigações, que continuam em andamento.
DENÚNCIAS – A população pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
(Foto Fábio Dias/EPR)