APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

18 de junho -
Na História

Publicidade

China veta importação de toda carne de frango e derivados do Brasil

China veta importação de toda carne de frango e derivados do Brasil

País tomou medida após registro de casos de gripe aviária

 

A China ampliou o veto a importação de toda a carne de frango e derivados do Brasil após os casos de gripe aviária registrados no País. A Administração Geral de Alfândegas da China ainda determinou que os navios que chegarem com resíduos animais e vegetais devem ser analisados pela supervisão aduaneira.  O Brasil é o maior exportador de frango da China. Em 2024, o País exportou cerca de US$ 10 bilhões em carne de frango para todo o mundo, o representa 35% do comércio global, segundo dados da Reuters.

 

Vazio Sanitário

 

Na última quinta-feira, 22, o Brasil entrou em período de 28 dias de vazio sanitário para a gripe aviária, segundo o Ministério da Agricultura, em nota. O período é contabilizado após a conclusão da desinfecção da área onde foi identificado um foco da doença em um matrizeiro de aves comerciais em Montenegro (RS). Vazio sanitário é o período em que não pode haver novos casos para o foco ser considerado encerrado e o Brasil ser considerado novamente livre da doença. Após o anúncio do caso de gripe aviária, as exportações foram suspensas para dezenas de países, entre eles os da União Europeia e a China. “Caso não haja registro de novos focos de gripe aviária nesse intervalo, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região”, afirmou a pasta.

 

Os prazos são previstos nos protocolos sanitários internacionais. “Com a força do sistema e a transparência nos procedimentos, conseguiremos comprovar a contenção do foco e negociar com nossos parceiros comerciais protocolos que evitem o bloqueio total das exportações”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na nota. A desinfecção e limpeza da área foram concluídas na quarta-feira, 21, em Montenegro, pelo Serviço Veterinário Oficial, segundo o ministério. “Esse período é essencial para que possamos, de forma técnica e transparente, comprovar a contenção do vírus. Ao final desse prazo, se não houver novas ocorrências, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região”, explicou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, na nota. “Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações”, acrescentou o secretário. “É um procedimento previsto em protocolos internacionais, e estamos conduzindo esse processo com o máximo rigor e responsabilidade.”

 

Quais foram as medidas tomadas na região do foco

 

As ações de saneamento e contenção do foco foram iniciadas na sexta-feira, 16, quando houve a confirmação do caso no plantel comercial. O processo de limpeza e desinfecção dos galpões, aviários, ninhos, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja, que envolve escritório, almoxarifado, vestiários, lavanderia, foi finalizado na noite de quarta-feira, 21. O ministério esclareceu ainda que o material de risco foi manejado adequadamente, com remoção e destruição sob supervisão do serviço veterinário oficial, conforme determina o Plano Nacional de Contingência. Foram mantidas na região sete barreiras de trânsito de contenção e desinfecção, sendo duas em um raio de três quilômetros do foco e quatro na área de vigilância do foco, em um raio de 10 quilômetros, voltadas à sanitização de veículos que deixam a região. Na região, o trânsito de animais e produtos derivados ainda segue controlado pelo serviço veterinário oficial, com a obrigatoriedade da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), informou o ministério.

 

“No raio de 10 quilômetros da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais. Desses, além da granja do foco, mais dois atuam com avicultura comercial. Todos estabelecimentos já foram vistoriados”, observou a pasta. A operação de contenção do foco na região envolve 25 equipes do serviço veterinário oficial. (*Com informações do Estadão Conteúdo)

 

(Foto Agência Brasil)

 

 

Fonte: AN Notícias com Terra

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

CITOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rafael Cita de Arapongas no CITOMETRO!

    310 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%
RODOLFOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rodolfo Mota de Apucarana no RODOLFOMETRO!

    125 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%

Pra você, o Vereador Deco deve voltar para a Câmara de Apucarana e deixar o cargo da Aserfa?

56.25%
43.75%

Relacionados

/ Há 1 semana
Governo anuncia medidas para substituir decreto do IOF e promete reforma administrativa em julho
Após reunião com líderes partidários, Haddad confirma MP para revisar imposto sobre operações financeiras, taxação de renda fixa e apostas
/ Há 1 semana
Pix bate novo recorde com 276,7 milhões de transações em um dia, diz Banco Central
Volume foi atingido na última sexta-feira; pico anterior havia sido registrado em 20 de dezembro do ano passado
/ Há 2 semanas
Alternativas a IOF serão encaminhadas ao Congresso na próxima semana
Segundo Haddad, parte de decreto com alta de imposto pode ser revisto
/ Há 3 semanas
Perdeu o prazo da declaração do imposto de renda? Saiba o que fazer
Valor mínimo para contribuinte que não entregou no prazo é R$ 165,74
/ Há 3 semanas
Especialistas alertam para risco de novas frentes de petróleo no país
Vazamentos são apontados como problemas por moradores
/ Há 3 semanas
Três marcas de café são proibidas por conter impurezas e substâncias tóxicas; saiba quais
Os lotes desclassificados são: Melissa (0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263)
Dos Direitos Reservados Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana. Opinião dos Colunistas O Portal AN Notícias não se responsabiliza pelas postagens de seus Colunistas e não comunga com as mesmas ideias e opiniões em suas respectivas Colunas. As opiniões dos Colunistas não representam a visão do AN; seus comentários ou opiniões são de inteira responsabilidade dos mesmos. Sendo os autores responsabilizados juridicamente eximindo o Portal AN Notícias de qualquer sanção jurídica.