APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

18 de julho -
Na História

Publicidade

Inflação oficial acelera em fevereiro e atinge maior índice para o mês desde 2003

Inflação oficial acelera em fevereiro e atinge maior índice para o mês desde 2003

IPCA acumula alta de 1,47% no ano e de 5,06% nos últimos 12 meses

 

A inflação oficial do país acelerou para 1,31% em fevereiro e alcançou o maior índice para o mês desde 2003, quando variou 1,57%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) teve um aumento de 1,15 ponto percentual em relação a janeiro, quando variou 0,16%.

No ano, o IPCA acumula alta de 1,47% e, nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,06%, acima dos 4,56% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2024, a variação havia sido de 0,83%.  Os bens e serviços ligados à educação (4,7%) puxaram inflação oficial, já que habitualmente ocorrem os reajustes de preços de matrículas e mensalidades da pré-escola e ensino fundamental e médio em fevereiro.

 

Vilã em casa

 

Porém, a principal vilã da disparada dos preços no mês passado foi a energia elétrica residencial, que está 16,8% mais cara. Esse reajuste no valor do serviço aparece depois de uma queda de 14,21% em janeiro, graças a um bônus repassado pela Usina de Itaipu à conta dos brasileiros. No grupo educação (4,7%), a maior contribuição veio dos cursos regulares (5,69%), por conta dos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo. As maiores variações são do ensino fundamental (7,51%), do ensino médio (7,27%) e da pré-escola (7,02%).

 

Comida mais cara

 

No grupo alimentação e bebidas (0,7%), a alimentação no domicílio subiu 0,79% em fevereiro, mostrando desaceleração em relação a janeiro (1,07%). Contribuíram para esse resultado as altas do ovo de galinha (15,39%) e do café moído (10,77%). No lado das quedas destacam-se a batata-inglesa (-4,1%), o arroz (-1,61%) e o leite longa vida (-1,04%). A alimentação fora do domicílio (0,47%) também desacelerou em relação ao mês de janeiro (0,67%), com os subitens lanche (0,66%) e refeição (0,29%) mostrando variações inferiores às observadas no mês anterior (0,94% e 0,58%, respectivamente).

 

Combustível em alta

 

No grupo dos transportes (0,61%), o resultado foi influenciado pelo aumento nos combustíveis (2,89%):

  • óleo diesel (4,35%)
  • etanol (3,62%)
  • gasolina (2,78%)

Apenas o gás veicular (-0,52%) apresentou redução.

 

Por região

 

Quanto aos índices regionais, a maior variação ocorreu em Aracaju (1,64%), influenciada pela alta da energia elétrica residencial (19,2%) e da gasolina (3,29%). A menor variação ocorreu em Fortaleza (1,03%), por conta do recuo de passagens aéreas (-18,56%) e da gasolina (-3,31%).  Moradores de Campo Grande, Curitiba, Belém, Vitória, São Luís, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Brasília e Belo Horizonte também sentiram impacto mais forte dos preços em fevereiro, já que tiveram reajustes acima ou igual à média brasileira. Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 30 de janeiro de 2025 a 26 de fevereiro de 2025 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de dezembro de 2024 a 29 de janeiro de 2025 (base).

 

 

Fonte: AN Notícias com R7

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

CITOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rafael Cita de Arapongas no CITOMETRO!

    310 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%
RODOLFOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rodolfo Mota de Apucarana no RODOLFOMETRO!

    125 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%

Pra você, o Vereador Deco deve voltar para a Câmara de Apucarana e deixar o cargo da Aserfa?

53.49%
46.51%

Relacionados

/ Há 5 dias
Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero
Medida integra o programa Carro Sustentável
/ Há 6 dias
Tarifa dos EUA ameaça agronegócio brasileiro, alerta Sociedade Rural do Paraná
Imposto de 50% imposto por Washington compromete exportações, eleva custos e afeta competitividade do setor
/ Há 1 semana
Taxa de Trump aos produtos brasileiros pode impactar o Paraná; veja números
Com o aumento, as tarifas aos produtos brasileiros saltarão de 10% para 50%. Segundo Trump, caso o Brasil revide, haverá uma cobrança ainda maior
/ Há 1 semana
Moradores de Apucarana, Ibiporã e Londrina são premiados no Nota Paraná
Participar do Programa Nota Paraná é simples: ao efetuar compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados devem solicitar a inclusão do CPF
/ Há 2 semanas
Dólar recua para R$ 5,40 e fecha no menor nível em mais de um ano
Valor de fechamento desta quinta-feira foi o menor desde 24 de junho do ano passado (R$ 5,3904)
/ Há 3 semanas
Preços de alimentos caem e prévia da inflação de junho fica em 0,26%
É o 1º recuo do grupo alimentação em nove meses, aponta IBGE
Dos Direitos Reservados Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana. Opinião dos Colunistas O Portal AN Notícias não se responsabiliza pelas postagens de seus Colunistas e não comunga com as mesmas ideias e opiniões em suas respectivas Colunas. As opiniões dos Colunistas não representam a visão do AN; seus comentários ou opiniões são de inteira responsabilidade dos mesmos. Sendo os autores responsabilizados juridicamente eximindo o Portal AN Notícias de qualquer sanção jurídica.