APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

18 de julho -
Na História

Publicidade

Francisco Cuoco morre aos 91 anos em São Paulo

Francisco Cuoco morre aos 91 anos em São Paulo

Ator, que tinha mais de 60 anos de carreira, estrelou grandes trabalhos como ‘Selva de Pedra’, ‘O Astro’ e ‘Pecado Capital’

 

 

Morreu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco. O ator estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e sofria complicações de saúde devido à idade. A causa de sua morte não foi informada, mas ele tratava um ferimento que infeccionou. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento do corpo do ator.

Cuoco tinha três filhos, Rodrigo, Diogo e Tatiana, com a ex-mulher, Gina, e netos. Nascido em São Paulo, na capital, Francisco Cuoco decidiu aos 20 anos trocar o curso de direito pelo de arte dramática e construiu uma carreira de sucesso na TV, no cinema e no teatro.

Na televisão, ele esteve em tramas aclamadas como Selva de Pedra, de 1972; Pecado Capital, de 1975; e O Astro, de 1977.

Do teatro para a TV ao vivo

O ator integrou o Teatro Brasileiro de Comédia no começo da carreira e também participou do Teatro dos Sete, com grandes nomes como Fernanda Montenegro, Gianni Ratto, Ítalo Rossi, Fernando Torres, Sérgio Britto, Luciana Petruccelli e Alfredo Souto de Almeida. Ao começar na TV, ele também esteve no Grande Teatro Tupi, onde eram encenadas peças completas ao vivo.

 

A primeira novela de Francisco Cuoco foi Marcados Pelo Amor, em 1964. A trama de Walther Negrão e Roberto Freire passava na antiga TV Record. Já na Excelsior, ele emplacou outro sucesso, a novela Redenção, de Raimundo Lopes.

Papéis de destaque

Francisco estreou na Globo em 1970, na novela Assim na Terra Como no Céu, de Dias Gomes. Na emissora, ele emplacou personagens que marcaram época, como Cristiano Vilhena, de Selva de Pedra, em 1972, e o taxista Carlão, em Pecado Capital, de 1975, trama escrita por Janete Clair.  Cuoco esteve também no remake de Pecado Capital, lançado em 1998, no qual viveu outro personagem, Salviano, que na versão original era interpretado por Lima Duarte.

 

Outro personagem que marcou a carreira de Francisco Cuoco foi Herculano Quintanilha, de O Astro, em 1977. Assim como aconteceu com Pecado Capital, Cuoco também participou de uma versão mais recente de O Astro, em 2011, onde viveu Ferragus, um ilusionista, que ensina seus truques para a nova versão de Herculano, interpretado desta vez por Rodrigo Lombardi.

 

Cuoco também foi protagonista de O Outro, de Aguinaldo Silva, lançada em 1983, onde viveu dois sósias, um homem milionário e um de origem humilde. Em 1989, ele interpretou Severo Branco em O Salvador da Pátria, mais um personagem que foi destaque em sua trajetória. Das novelas mais recentes, ele fez sucesso como o Olavo, de Passione, em 2010, o Vicente, de Boogie Oogie, em 2014 e fez participações em Segundo Sol e Pega Pega, de 2018. O último trabalho de Francisco Cuoco na TV foi uma participação como ele mesmo em Salve-se Quem Puder, de 2020.

Cinemas

A carreira de Francisco Cuoco ainda teve destaque nos cinemas, como Traição, de José Henrique Fonseca e Arthur Fontes; Gêmeas, de Andrucha Waddington; e Um Anjo Trapalhão, de Alexande Boury e Marcelo Travesso.  Ele também esteve em Cafundó, de Clóvis Bueno e Paulo Betti, e A Partilha, de Daniel Filho. O último projeto de Francisco nos cinemas foi Real Beleza, de Jorge Furtado.

Vida digital

Em 2021, Francisco Cuoco começou um novo capítulo de sua vida, criando um canal no YouTube e uma página no TikTok, onde tem cerca de 150 mil seguidores. Mas os canais não recebiam atualizações recentemente. Nas redes sociais, Cuoco compartilhava poesias, curiosidades e reflexões sobre os mais variados assuntos. “Não adianta ficar lamentando a perda da juventude nem a mortalidade. O que importa é continuar trabalhando e criando”, diz a descrição de sua página no Instagram, onde tem mais de 115 mil seguidores.

 

(Foto Redes Sociais)

 

Fonte: AN Notícias com R7

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

CITOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rafael Cita de Arapongas no CITOMETRO!

    310 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%
RODOLFOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rodolfo Mota de Apucarana no RODOLFOMETRO!

    125 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%

Pra você, o Vereador Deco deve voltar para a Câmara de Apucarana e deixar o cargo da Aserfa?

53.49%
46.51%

Relacionados

/ Há 3 dias
Band expõe o jornalismo a riscos ao exibir previsão de morte de Lula ou Bolsonaro
‘Brasil Urgente’ de Minas Gerais mostrou sensitivo falando abertamente sobre o fim da vida de um dos líderes
/ Há 3 semanas
Putin autoriza criação de aplicativo para “combater” WhatsApp e Telegram
Plataforma de mensagens terá funcionalidades que essas redes não têm, segundo legisladores
/ Há 3 semanas
Macedão é demitido do SBT e anuncia volta a Londrina após ser 'rejeitado' em SP
A data da volta ainda não foi confirmada. Guilherme Rivaroli, que assumiu o comando do Tribuna da Massa desde que Macedão se ausentou, deve ser remanejado
/ Há 4 semanas
Dono do Telegram vai deixar fortuna bilionária para seus mais de 100 filhos: 'Terão os mesmos direitos'
Pavel Durov concebeu 6 filhos naturalmente, os demais são fruto de doações de esperma
/ Há 1 mês
Macedão apresentador de Londrina é afastado de jornalístico do SBT após vexame na audiência em São Paulo
A direção do SBT ainda não comentou oficialmente o afastamento, mas mudanças no formato do telejornal não estão descartadas
/ Há 1 mês
Quem é a prefeita de cidade no PA que apareceu dançando de biquíni nas redes sociais
Vídeo de Patrícia Alencar (MDB) dançando forró foi publicado em conta pessoal e privada, mas vazou e viralizou na web
Dos Direitos Reservados Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana. Opinião dos Colunistas O Portal AN Notícias não se responsabiliza pelas postagens de seus Colunistas e não comunga com as mesmas ideias e opiniões em suas respectivas Colunas. As opiniões dos Colunistas não representam a visão do AN; seus comentários ou opiniões são de inteira responsabilidade dos mesmos. Sendo os autores responsabilizados juridicamente eximindo o Portal AN Notícias de qualquer sanção jurídica.