APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

18 de julho -
Na História

Publicidade

Trump confirma tarifa de 25% para México e Canadá e sinaliza taxar também produtos da China

Trump confirma tarifa de 25% para México e Canadá e sinaliza taxar também produtos da China

Após o anúncio da medida, o dólar ganhou impulso nos mercados globais

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou tarifas de 25% para os produtos provenientes do México e do Canadá, que começam a vigorar já neste sábado, 1º de fevereiro.

 

Trump também mencionou que os EUA estão em processo de aplicar tarifas à China, e afirmou: “(O país asiático) precisa parar de enviar fentanil (um opioide) para o nosso país e matar nosso povo”. De acordo com o presidente, esse será o motivo para que as tarifas sobre a China sejam implementadas em breve.

 

Após o anúncio da medida, nesta quinta-feira, 30, o dólar ganhou impulso nos mercados globais. Trump disse que ainda não ter definido se incluirá na medida o petróleo desses países. “Podemos ou não”, disse o presidente aos repórteres, no Salão Oval da Casa Branca.

“Vamos tomar essa decisão provavelmente hoje (quinta) à noite.” Trump disse que sua decisão se baseará no fato de o preço do petróleo cobrado pelos dois parceiros comerciais ser justo, embora a base de suas ameaças de tarifas se refira ao fim da imigração ilegal e ao contrabando de produtos químicos usados para o fentanil.

 

Os Estados Unidos importaram quase 4,6 milhões de barris de petróleo diariamente do Canadá em outubro e 563 mil barris do México, de acordo com a Administração de Informações sobre Energia.

‘Não precisamos dos produtos que eles têm’

 

A produção diária dos EUA durante esse mês foi, em média, de quase 13,5 milhões de barris por dia. Mas Trump não demonstrou preocupação de que as taxas de importação sobre os parceiros comerciais dos EUA teriam um impacto negativo sobre a economia dos EUA, apesar do risco demonstrado em muitas análises econômicas de preços mais altos.

 

“Não precisamos dos produtos que eles têm”, disse Trump. “Temos todo o petróleo de que vocês precisam. Temos todas as árvores de que vocês precisam, ou seja, a madeira serrada.” O presidente também disse que a China pagaria tarifas por sua exportação de produtos químicos usados para fabricar fentanil. Ele já havia declarado anteriormente uma tarifa de 10% que se somaria a outros impostos de importação cobrados sobre produtos da China.

 

Como reagiu o mercado financeiro

 

O mercado teve forte reação ao anúncio de Trump das tarifas para o México e o Canadá. Como resultado, moedas que vinham operando com valorização ante o dólar, como o euro e o peso mexicano, passaram a recuar. Pouco depois do final do pregão em Nova York, o dólar avançava mais de 1% em relação ao ativo mexicano, cotado a 20,7234 pesos. Ao anunciar as tarifas, Trump ressaltou que os EUA precisam “arrecadar dinheiro” de alguma forma, sugerindo que o aumento da arrecadação federal virá com a implementação de suas novas políticas tarifárias.

 

Lula fala em ‘reciprocidade’ em caso de taxação

 

Nesta quinta-feira, 30, mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, se Trump taxar produtos importados do Brasil haverá reciprocidade. “Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Não há nenhuma dificuldade”, disse Lula em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

 

Em evento para republicanos na Flórida, na segunda-feira, 27, o presidente americano afirmou que o Brasil está entre os países que cobram muitas tarifas e que querem “prejudicar” os EUA. “A China é um grande criador de tarifas, assim como a Índia, o Brasil e muitos outros países. Não vamos permitir que isso continue, porque vamos colocar os Estados Unidos em primeiro lugar”, afirmou Trump. (COM MATHEUS ANDRADE E INFORMAÇÕES DA AP)

 

Fonte: AN Notícias com R7

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

CITOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rafael Cita de Arapongas no CITOMETRO!

    310 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%
RODOLFOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rodolfo Mota de Apucarana no RODOLFOMETRO!

    125 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%

Pra você, o Vereador Deco deve voltar para a Câmara de Apucarana e deixar o cargo da Aserfa?

53.49%
46.51%

Relacionados

/ Há 4 dias
Tarifa de 30% dos EUA sobre produtos europeus ameaça abalar relação comercial fundamental; entenda
Medida anunciada por Donald Trump terá repercussões para empresas e consumidores de ambos os lados do Atlântico
/ Há 1 semana
Schwartsman: tarifas são "presente" a Lula e criam inimigo para presidente
Ex-BC vê potencial impacto na atividade econômica, o que permitira governo "fazer o papel de vítima"
/ Há 1 semana
Lula diz que ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics
“Cada país é dono do seu nariz", afirmou o presidente
/ Há 2 semanas
Chanceler do Irã rechaça solução de dois estados defendida no Brics
Ministro das Relações Exteriores escreveu que país persa registrará divergência à parte de declaração final
/ Há 2 semanas
Brics se reúne sob liderança de Lula em meio a disputas comerciais e instabilidade geopolítica
Sem Xi Jinping e com Vladimir Putin em participação online, o grupo Brics organiza neste domingo (5) e na segunda-feira (6) uma reunião de cúpula no Rio de Janeiro
/ Há 3 semanas
Irã e Israel declaram "vitória histórica" e indicam fim do conflito após 12 dias
Tanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quanto o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, se manifestaram nesta terça, 24
Dos Direitos Reservados Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana. Opinião dos Colunistas O Portal AN Notícias não se responsabiliza pelas postagens de seus Colunistas e não comunga com as mesmas ideias e opiniões em suas respectivas Colunas. As opiniões dos Colunistas não representam a visão do AN; seus comentários ou opiniões são de inteira responsabilidade dos mesmos. Sendo os autores responsabilizados juridicamente eximindo o Portal AN Notícias de qualquer sanção jurídica.