O presidente Luiz Inácio da Silva sentiu-se mal no fim da tarde desta segunda-feira (26), com sintomas de labirintite. Ele participou de algumas reuniões pela manhã, mas teve de deixar o Palácio do Planalto no início da tarde. Ele seguiu para um hospital particular em Brasília e se recupera no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência. Segundo a equipe médica do petista, o quadro é de vertigem, e Lula passou por exames de imagem e de sangue. “Todos dentro da normalidade”, destaca boletim médico. Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da presidência), o mal-estar começou depois do almoço. Entre 14h20 e 15h, Lula foi levado ao hospital. As agendas da tarde, entre elas um encontro com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), não ocorreram.
O presidente passou cerca de duas horas no hospital e chegou ao Alvorada por volta das 17h. Ainda não há confirmação se os compromissos desta terça (27) estão mantidos. Entre as previsões, há uma reunião com reitores de universidades e institutos federais. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta segunda-feira (26), quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite. Realizou exames de imagem e de sangue no hospital, todos dentro da normalidade. Já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia. É acompanhado pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o documento, assinado pelos médicos Rafael Gadia e Luiza Dib.
Lula, que tem 79 anos, sofreu uma queda em um banheiro do Alvorada em outubro do ano passado. À época, ele cortou a nuca e precisou levar pontos na parte posterior da cabeça. No início de dezembro, o petista precisou passar por cirurgia de emergência, para drenar o hematoma — também foram necessários dois procedimentos complementares. Lula ficou internado e recebeu alta em 15 de dezembro. Não há confirmação se o mal-estar desta segunda tem relação com a queda de outubro.
(Foto Ricardo Stuckert/PR)