APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

Publicidade

Arapongas tem mais de três mil eleitores que podem ter títulos cancelados

Arapongas tem mais de três mil eleitores que podem ter títulos cancelados

Prazo para regularizar documento encerra na segunda-feira, 19

 

Um total de 3.882 eleitores de Arapongas estão em situação irregular e podem ter os títulos cancelados, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que representa 4,5% do total de eleitores, que é 85.156. A Justiça Eleitoral alerta que o fim do prazo para a regularização do documento é segunda-feira (19). “Vale lembrar que, se a pessoa não quitar o débito até essa data, seu Título Eleitoral será cancelado”, frisa Simone Barros do Amaral, chefe de Cartório da Zona Eleitoral de Arapongas.  “Com o Título Eleitoral cancelado, a pessoa não poderá votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, conseguir empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual seja exigida quitação eleitoral”, afirma. Se a pessoa não votou, não justificou a ausência ou não pagou as multas relativas aos três últimos turnos consecutivos, sejam eleições gerais, municipais ou suplementares, é preciso regularizar a situação.

 

COMO REGULARIZAR

É necessário acessar os sites do Tribunal Superior Eleitoral (Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral”) ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se o nome consta da lista dos títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser feito somente em sites oficiais da JE.   O atendimento também pode ser através do aplicativo e-Título. Se constar, fazer o pagamento dos débitos existentes.
Também é possível comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente. Em Arapongas, “O horário de atendimento é das 12 às 18h. Se antecipe, pois não haverá reforço no atendimento”, reforça.

 

Nesse caso, é necessário apresentar os seguintes documentos (dependendo da situação de cada eleitor):
* documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório);
* título eleitoral ou e-Título;
* comprovantes de votação;
* comprovantes de justificativas eleitorais; e
* comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.

 

QUITAÇÃO DA MULTA

 

Se a pessoa não votou nem justificou a falta, será aplicada multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito por meio de Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou no cartório (por boleto, Pix ou cartão). O registro de quitação do débito ocorre automaticamente após a baixa do pagamento.
Se a pessoa declarar a impossibilidade de pagamento, o juiz pode dispensar a multa.

 

EXCEÇÕES

 

O cancelamento do título não inclui:  eleitores facultativos (menores de 18 anos; pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar; e casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.

 

FALECIDOS

 

Parentes ou representantes de partidos políticos podem solicitar o cancelamento da inscrição eleitoral apresentando a certidão de óbito da eleitora ou do eleitor. Ordinariamente, o documento é encaminhado pelo cartório de registro civil.

 

(Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

 

 

Fonte: AN Notícias com PM Arapongas

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

CITOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rafael Cita de Arapongas no CITOMETRO!

    310 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%
RODOLFOMETRO
As promessas do Prefeito na campanha de 2024
Acompanhe em Tempo Real no AN Notícias o Plano de Governo do Prefeito Rodolfo Mota de Apucarana no RODOLFOMETRO!

    125 Promessas

  • Cumpriu: 0%
  • Em Andamento: 0%
  • Não Cumpriu: 100%
  • Parada: 0%

Pra você, o Vereador Deco deve voltar para a Câmara de Apucarana e deixar o cargo da Aserfa?

56.25%
43.75%

Relacionados

/ Há 2 dias
Polícia Civil da 22 SDP prende homem acusado de homicídio em Arapongas
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) da 22 SDP de Arapongas,  prendeu nesta terça-feira (17), um indivíduo de 26 anos, investigado por participação no homicídio
/ Há 3 dias
Agora é o ex vereador e ex secretário de Sérgio Onofre, Major Arduin elogiar Deputado Bazana em Arapongas
Ex secretário de segurança elogiou o Deputado estadual Bazana nas redes sociais, mostrando racha com os Onofre os quais sempre caminharam juntos
/ Há 5 dias
PCPR incinera mais de 1,6 toneladas de drogas em Arapongas
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) incinerou aproximadamente 1,6 mil quilos de drogas na manhã desta sexta-feira (13), em Arapongas
/ Há 1 semana
Arapongas vai em busca de novos títulos na Brasil Cup 2025
Equipes competem em três categorias na competição nacional
/ Há 1 semana
Secretária de Rafael Cita em Arapongas vem ganhando destaque no cargo e muito prestigiada até na capital
Marisa Bazana está fazendo a diferença no mandato de Cita que como prefeito não vêm emplacando um bom mandato
/ Há 2 semanas
Faleceu neste domingo (8), em Arapongas, o garçom José de Almeida Ribeiro, aos 67 anos
A morte de Ribeiro gerou grande comoção entre amigos, familiares e autoridades. Nas redes sociais, muitos prestaram homenagens
Dos Direitos Reservados Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana. Opinião dos Colunistas O Portal AN Notícias não se responsabiliza pelas postagens de seus Colunistas e não comunga com as mesmas ideias e opiniões em suas respectivas Colunas. As opiniões dos Colunistas não representam a visão do AN; seus comentários ou opiniões são de inteira responsabilidade dos mesmos. Sendo os autores responsabilizados juridicamente eximindo o Portal AN Notícias de qualquer sanção jurídica.