A Vereadora de Arapongas Marilsa Staub do (PL), cobrou já não seria a primeira vez o prefeito da cidade o advogado e sobrinho do ex-prefeito Sérgio Onofre (PSD), Rafael Cita (PSD) com Indicação na Câmara no dia (03-02), ou seja há 30 dias atrás, com uma INDICAÇÃO com o número 25 de 2025 na sessão ordinária da Câmara Municipal, denunciando o prefeito Cita que a sua administração não estaria comprando os absorventes popularmente conhecidos como “modes”, para as mulheres que frequentam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Integrado da Saúde da Mulher (CISAM), na cidade dos pássaros.
A INDICAÇÃO gerou revolta até da base do prefeito, que se solidarizaram com a situação em que a vereadora levantou em questão mostrando como as coisas chegaram a esse ponto em Arapongas. Segundo a autora da INDICAÇÃO, Vereadora Marilsa Staub, “as mulheres carentes em Arapongas não estão sendo tratadas com dignidade”.
Veja a INDICAÇÃO da vereadora Marilsa Staub de número 25 de 2025 dá conta que: o Senhor Prefeito, em entendimento com a Secretaria competente, para que, implante um programa de distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Integrado da Saúde da Mulher (CISAM) deste município. Este pedido já foi apresentado por esta parlamentar em outras três ocasiões, sem que até o momento houvesse atendimento por parte da administração. Reforço que a implementação dessa medida é de extrema necessidade e urgência, uma vez que se trata de uma questão de saúde pública e dignidade menstrual. Muitas mulheres e meninas de nossa cidade enfrentam dificuldades financeiras que as impedem de adquirir itens básicos de higiene, como absorventes, expondo-as a riscos à saúde e, frequentemente, afastando-as de atividades diárias essenciais, como frequentar a escola, o trabalho ou realizar outras tarefas cotidianas. A dignidade menstrual é um direito básico, e garantir o acesso a produtos de higiene menstrual é um passo fundamental para combater a desigualdade de gênero e promover a saúde e o bem-estar das mulheres mais vulneráveis de nossa comunidade. Diante disso, solicito que Vossa Excelência dê prioridade a essa demanda, desenvolvendo um programa de distribuição de absorventes nas UBS e no CISAM, visando atender à população em situação de vulnerabilidade. Esta medida não apenas ajudará a preservar a saúde das mulheres, mas também contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Segundo a parlamentar este pedido já foi apresentado por ela em outras três ocasiões, sem que até o momento houvesse atendimento por parte da administração. A Prefeitura estaria analisando o caso, segundo informações passadas ao Portal AN Notícias neste final de semana.
Fonte: AN Notícias com CM Arapongas