O domingo de Dia das Mães (11) começou gelado em grande parte do Paraná. Em Curitiba, os termômetros marcaram 9,4 °C ao amanhecer, a menor temperatura registrada na capital em 2025 até agora. Outras seis cidades também bateram recordes de frio neste fim de semana. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
As temperaturas mais baixas foram registradas em Fazenda Rio Grande (7,6 °C), Pinhais (8,9 °C), Antonina (13,9 °C), Santo Antônio da Platina (14,4 °C), Guaratuba (15,8 °C) e Paranaguá (16,7 °C). A queda ocorre após dias de instabilidade e chuva em várias regiões do estado.
Depois de uma sexta-feira com chuvas e um sábado com chuviscos, durante a madrugada deste domingo, os termômetros continuaram em declínio, especialmente nas regiões Centro-Sul e Sudeste, onde as mínimas ficaram entre 5 °C e 6 °C. A previsão aponta baixa chance de geada nessas áreas, mas ela não está totalmente descartada. Se ocorrer, será de forma pontual e localizada.
Segundo o Simepar, o frio segue no Paraná na segunda-feira (12), com mínimas novamente baixas no amanhecer, sobretudo no Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste do estado. No entanto, o aumento da nebulosidade e dos ventos deve impedir a formação de geada, conforme alerta divulgado no site do Simepar.
Na terça-feira (13), o amanhecer será menos gelado, com temperaturas mínimas mais elevadas devido ao afastamento do sistema de alta pressão. Com isso, não há previsão de geada para o início da semana.
Como ficaram as temperaturas em Curitiba no sábado?
No sábado (10), com o afastamento da frente fria, ainda havia muitas nuvens nas regiões norte e leste do estado. O tempo permaneceu chuvoso durante a manhã em municípios do Norte Central, Norte Pioneiro, Campos Gerais, litoral e parte da Região Metropolitana de Curitiba. Aos poucos, as instabilidades perderam força, restando apenas chuviscos isolados, principalmente próximos à divisa com São Paulo.
(Foto Simepar)