APUCARANA
ARAPONGAS
VALE DO IVAÍ

Saiba +

24 de janeiro -
Na História

Publicidade

Afastado de Maduro, Lula decide não ir à posse presidencial da Venezuela

Afastado de Maduro, Lula decide não ir à posse presidencial da Venezuela

A sete dias de cerimônia, Brasil não foi oficialmente convidado, e representação deverá ficar com embaixadora em Caracas

 

O afastamento entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro, da Venezuela, contribuiu para que o brasileiro decidisse não ir à cerimônia de posse no país, prevista para o próximo dia 10 de janeiro. A sete dias da cerimônia, o Brasil ainda não foi convidado oficialmente, mas trabalha com a possibilidade de ida da embaixadora em Caracas, Glivânia Oliveira.

 

Nos bastidores, o presidente marcou posição em não ir ao evento. O assessor-chefe da assessoria especial da Presidência, Celso Amorim, que atuou em mediações internacionais durante as eleições venezuelanas, também não deve comparecer.

As indicações de Lula vêm após uma série de desconforto entre os dois países. Em julho, o presidente criticou a fala de Maduro em ameaçar um “banho de sangue” e disse que deveria haver respeito à democracia. Na sequência, o venezuelano fez uma posição indireta. Sem citar Lula, indagou como o resultado não seria respeitado pois iria vencer.

 

O Brasil também manteve posição para que houvesse divulgação das atas de votação, o que não aconteceu.

A confirmação da presença brasileira ainda depende dos convites, mas se volta para a embaixadora Glivânia Oliveira, atual representante brasileira em Caracas.

 

A vitória de Maduro foi confirmada com a apuração dos votos e pelo Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, sob duras críticas da oposição.

Partidos que se colocaram contra o atual mandatário questionaram interferência em candidaturas e rejeitaram a vitória do presidente.

 

Apesar das posições, o venezuelano seguirá no comando do país por mais seis anos. Ele está no cargo desde 2013.

 

Fonte: AN Notícias com R7

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

No data was found

Quanto tempo você acha que o novo Hospital Municipal de Apucarana o antigo (PAM), vai começar a funcionar de verdade na cidade?

30.56%
16.67%
52.78%

Relacionados

/ Há 16 horas
Milei diz estar disposto a retirar a Argentina do Mercosul para selar acordo com os EUA
‘Estamos trabalhando muito intensamente na possibilidade de negociar um tratado de livre comércio’ com os EUA, afirmou Milei
/ Há 2 dias
Trump pode diminuir influência dos EUA no mundo, avaliam especialistas
Brasil pode ser impactado por deportações brasileiros
/ Há 4 dias
Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20)
Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá Milei e comitiva de deputados e senadores do Brasil
/ Há 4 dias
Primeiras reféns libertadas durante trégua com o Hamas em Gaza chegam a Israel
Exército de Israel confirma entrada em vigor do cessar-fogo neste domingo (19)
Os conteúdos publicados pelo Portal AN Notícias são elaborados e supervisionados por uma equipe de jornalistas com informações verídicas e atualizadas, sem FAKE NEWS e solicitadas aos portais parceiros. O uso de nossa página está sujeito aos nossos termos de USO, e nossa política de privacidade. Cópias e Reproduções estão sujeitos a Autorização Prévia, por escrito em nosso canal de CONTATO. O não cumprimento sancionará em Processo Judicial, conforme rege a Lei, através do Fórum local de Apucarana.