Deltan Dallagnol (Novo) lidera a disputa por uma das duas vagas para o Senado que serão preenchidas nas eleições do ano que vem. É o que mostra o levantamento da Ágili Pesquisas divulgado hoje. O ex-procurador é o único entre os citados a superar a casa dos 20% na pesquisa. Se a eleição fosse hoje, Filipe Barros (PL) seria o segundo senador eleito pelo Paraná.
Conforme a pesquisa, Dallagnol, que foi o deputado federal eleito com mais votos no estado em 2022, mas teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2023, aparece na frente, com 21,5% das intenções de voto. Barros vem em seguida, com 16,4%. O atual senador Flávio Arns (PSB) é o terceiro mais citado, com 13,6%, seguido por Cristina Graeml (Podemos), com 13,2%; Alexandre Curi (PSD), com 13,1%; e Gleisi Hoffmann (PT), com 12,7%.
Entre os eleitores que responderam a pesquisa, 19,8% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados. Não souberam ou não responderam somam 8,3%. A pesquisa ouviu, por telefone, 1.475 eleitores maiores de 16 anos, moradores do estado do Paraná. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3%.
(Foto Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)