O senador Sergio Moro (União) desponta como o favorito a suceder o governador Ratinho Junior (PSD) nas eleições 2026. É o que aponta o levantamento da Ágili Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (9). O ex-juiz lidera nos dois cenários pesquisados, com larga margem, e poderia ser eleito já no primeiro turno caso a eleição fosse hoje. No entanto, apesar dos números favoráveis, o senador pode ter essa folgada liderança ameaçada quando o atual governador oficializar seu apoio ao candidato escolhido pelo PSD. Isso porque a grande maioria dos entrevistados afirma que votaria no indicado por Ratinho.
No primeiro cenário pesquisado, Moro aparece com 35,2% das intenções de votos, contra 9,4% do segundo colocado, o atual vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (PL). Em seguida aparecem Rafael Greca (PSD), com 8,4%; Requião Filho (PDT), com 7,7%; Beto Richa (PSDB), com 5,1%; Alexandre Curi (PSD), com 4,2%; Enio Verri (PT), com 2,2%; e Guto Silva (PSD), com 1,8%. Os entrevistados que afirmaram que não votariam em nenhum desses candidatos somam 17,9%. Não sabe ou não responderam representam outros 8%. Neste levantamento, os três nomes do PSD cotados somam 14,4%.
Já no segundo cenário, com apenas um candidato do PSD na lista, o atual senador venceria já no primeiro turno. Neste caso, Moro aparece com 43,1%, mais do que a soma dos adversários. Martins permanece no segundo lugar, com 13,9%, seguido por Requião, com 11,2%; Guto, com 4,3%; e Verri, com 3,8%. Os que não votariam em nenhum deles são 17,5%. E não souberam ou não responderam somam 6,2%.
Apoio de Ratinho Junior pode ser decisivo na eleição
A má notícia para Sérgio Moro é que grande parte dos eleitores ouvidos na pesquisa afirmaram que o apoio de Ratinho Junior será um fator importante para a escolha do candidato. Para 60,1% dos entrevistados, “é importante que o próximo governador seja indicado ou apoiado por Ratinho Junior, para continuar o trabalho que ele vem fazendo”, segundo o levantamento. Outros 19,1% afirmaram que o apoio do atual governador não é determinante. Já o percentual dos que afirmam que “o Paraná precisa de uma mudança, independente do apoio de Ratinho Junior” é de 16,8%. E 4% dos entrevistados não respondeu ou disse não saber se esse apoio será importante na escolha.
(Foto Waldemir Barreto/Agência Senado)